Lançamento será hoje na Ponta de Baixo, ponto de encontro da família Koerich há mais de 50 anos
O recanto da família Koerich, na Ponta de Baixo, São José, será palco hoje de merecidas comemorações. Familiares, amigos e convidados especiais do empresário Walter Koerich compartilharão de seus 90 anos, que hoje transcorrem, e do lançamento do livro biográfico, de autoria da escritora Miriam Collares, intitulado Walter Osli Koerich.
Familiares e amigos comemoram hoje os 90 anos de Waltão – Foto: Divulgação
Walter Koerich escreveu capítulos memoráveis e históricos sobre a vitoriosa jornada dos descendentes alemães em Santa Catarina, do excepcional desempenho do grupo e da forte presença na vida de Florianópolis e de Santa Catarina.
Ele e o irmão Antônio Koerich, que tiveram excelente formação com os pais na Colônia Santana, nos seus princípios mais sagrados, encontraram na educação formal da Academia de Comércio de Santa Catarina as novas luzes para os desafios do futuro. De bicicleta e de ônibus vinham todos os dias para Florianópolis apenas para estudar.
Walter, com o irmão Antônio, o sobrinho Orlando,a esposa Linda, a cunhada Ony, Waltinho, Ronaldo e Sérgio – Foto: Arquivo
O ensino despertou novos horizontes, levando-os, com o pai Eugênio Raulino Koerich e os irmãos Paulo e Orlando Koerich, a criarem a Fiambreria Koerich, inovação no comércio de alimentos de Santa Catarina, em 1955.
A partir dali só inovações. Vieram depois o Supemercados Koerich, o Koerich Atacadista, a Koesa de Automóveis, as Lojas Koerich, a Koerich Imóveis, constituindo um dos principais grupos empresariais do Estado.
Na década de 1990, com o crescimento da família e do grupo, houve um desmembramento amigável, onde cada um dos quatro irmãos fez a opção com segmento que estavam mais identificados.
As empresas desmembradas só cresceram na Capital, na Grande Florianópolis e Santa Catarina, como o caso da “Koerich, Gente Boa Gente Nossa”, presente em dezenas de municípios.
Walter Koerich liderou uma equipe que se especializou na construção civil, com a entrega de milhares de unidades residenciais e comerciais. Ele, pessoalmente, fazia questão de conferir o andamento dos prédios, a qualidade dos apartamentos e mínimos detalhes até o dia da inauguração.
Minha admiração pelos admiráveis feitos empresariais dos irmãos Koerich- Walter e Antônio – datam da década de 1960, quando iniciava minha jornada profissional na Rádio Diário da Manhã, convivendo com Adolfo Zigelli, José Valério de Medeiros, Cláudio Alvin Barbosa(Zininho), Orivaldo Goulart(Dadica), Walter Souza, Fernando Linhares da Silva, entre outros.
Ali testemunhei visitas de Antônio e do irmão nas conversas sobre a produção de comerciais, “spots”e “jingles” do Carnê Sorte Koerich, incluindo as transmissões ao vivo na frente da Catedral Metropolitana para anunciar os vencedores daquele histórico e inédito prêmio aos consumidores das Organizações Koerich.
As várias empresas do grupo familiar tem forte presença na vida dos catarinenses pelo Beiramar Shopping, pelo Avaí, pela preservação das maravilhosas praças e pelo patrocínio e parcerias com incontáveis instituições educacionais, culturais, artistas, esportivas e sociais de Santa Catarina.