O vídeo que mostra o reflexo inato (presente desde o nascimento) de um bebê ganhou milhões de visualizações nas redes sociais nas últimas horas. Nas imagens, uma profissional de saúde segura o menino com uma mão e passa o dedo nas costas dele, de baixo para cima. Como reação espontânea, ele mexe a cintura e as pernas de um lado para o outro.
The Galant Reflex is the reaction of babies up to 6 months of age to turn their heads to the left and right as a result of the stimulation of the spine. very sweet pic.twitter.com/DTIjgvCvnX
— Enezator (@Enezator) September 1, 2023
O vídeo não é recente, mas mostra uma verificação do reflexo de Galant, uma reação primitiva, que normalmente é observada em bebês de até 6 meses de idade.
O exame é feito para que haja uma resposta física específica que ocorre quando há um toque ou pressão aplicados na região do dorso lateral (costas ou tronco). O reflexo se manifesta como uma curvatura do tronco na mesma direção do estímulo.
O teste do reflexo de Galant é frequentemente utilizado para avaliar o desenvolvimento neuromotor em bebês e recém-nascidos.
Uma resposta anormal ou assimétrica durante o teste pode ser indicativa de um problema neurológico, como lesões na medula espinhal, por exemplo, ou musculoesquelético na área lombar.
A avaliação não é determinante, sendo que quando houver variações — estas são normais —, mais exames devem ser realizados para obter um diagnóstico ou até mesmo para descartar algo.
O nome se deve ao neurologista russo Johann Sussmann Galant, que descreveu o reflexo pela primeira vez em 1918.