Um urso que estava sendo transportado em um voo da Iraqi Airways de Bagdá para Dubai na sexta-feira (4) causou atrasos depois que ele escapou de uma caixa no porão de carga.
A Iraqi Airways emitiu um pedido de desculpas depois que um vídeo circulou online de um passageiro do sexo masculino dizendo que o voo de volta para Bagdá atrasou “mais de uma hora devido a um urso na carga”.
Em outro vídeo, um filhote de urso pode ser visto vagando fora de sua caixa no avião, enquanto as pessoas o acariciam e tentam confortá-lo.
O urso foi sedado por uma equipe de especialistas em Dubai e retirado do avião, informou a Iraqi Airways em comunicado divulgado à CNN.
A companhia aérea disse que o urso havia escapado da caixa “na chegada ao aeroporto de Dubai”.
“A empresa pede desculpas aos passageiros do voo do Aeroporto Internacional de Bagdá para o Aeroporto de Dubai por motivos fora do controle da empresa”, afirmou.
“O atraso aconteceu devido a uma remessa no porão de carga”, acrescentou o comunicado.
“Ao chegar ao aeroporto de Dubai, o animal escapou da caixa especificada para o embarque”, disse a companhia aérea, acrescentando que estava sendo transportado segundo as diretrizes internacionais de bem-estar animal.
“A tripulação do avião coordenou a autoridade dos Emirados Árabes Unidos que enviou uma equipe especializada para sedar o animal e retirá-lo do avião. Após verificar o avião e certificar-se de que não há danos neste incidente, o voo retornou a Bagdá”, acrescentou o comunicado.
A companhia aérea não revelou por que o urso estava sendo transportado para os Emirados Árabes Unidos, nem forneceu nenhuma informação sobre seu bem-estar depois que foi sedado e retirado do avião.
Nesta segunda-feira (7), o Ministério dos Transportes do Iraque disse à CNN que havia de fato dois ursos a bordo do voo.
“Dois ursos pequenos e ameaçados foram enviados de Bagdá e, quando o voo chegou a Dubai, um dos ursos quebrou sua gaiola, forçando as autoridades de saúde e meio ambiente do aeroporto de Dubai a sedá-lo”, disse o comunicado.
A CNN entrou em contato com o governo iraquiano para obter mais detalhes sobre os ursos.
O primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia al-Sudani, instruiu o Ministério dos Transportes do país a abrir uma investigação sobre a fuga do urso, informou o gabinete do primeiro-ministro no domingo (6).
Veja também — Urso tira selfies em câmera de vida selvagem em Colorado, EUA
VÍDEO — Fim do mistério! Zoológico na Inglaterra confirma que urso chinês é real
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original