Resumindo a Notícia
Termina hoje, quinta-feira, dia 31, o prazo para os estudantes se inscreverem no vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É necessário entrar no site da Comvest, responsável pela prova, preencher o formulário de inscrição e pagar a taxa de R$ 192.
A primeira fase será realizada no dia 29 de outubro, e a segunda, pelo segundo ano consecutivo, em dezembro, nos dias 3 e 4.
Esta será a primeira vez em que todas as provas serão aplicadas antes do final do ano. A universidade prevê 2.540 vagas em 69 cursos, em Campinas, Limeira e Piracicaba.
“Os candidatos não devem deixar suas inscrições para o último momento. Imprevistos podem acontecer e prejudicar a conclusão do processo. É importante observar a data limite para pagamento da taxa e lembrar dos horários de compensação do sistema bancário”, diz Sandro Vimer Valentini Jr., coordenador do Poliedro de Campinas.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
“Guardar os comprovantes de inscrição e de pagamento pode servir como respaldo para eventuais problemas.”
O percentual de estudantes oriundos da rede pública aumentou de 45,7% (1.586 alunos) em 2022 para 49,5% em 2023, com 1.681 matriculados de um total de 3.395 ingressantes.
A proporção de estudantes pretos e pardos também cresceu e ficou um pouco acima daquela registrada no ano anterior: foi de 29,3% para 30% do total de matriculados, com 1.019 alunos.
O vestibular de 2024 da Unicamp terá algumas mudanças em relação aos anos anteriores. Em busca de equilibrar as áreas de ciências da natureza e ciências humanas, a primeira fase contará com seis questões de sociologia e filosofia, sendo três de cada disciplina.
O número de perguntas sobre biologia, física, química, história, geografia e inglês será reduzido de oito para sete em cada uma delas.
“Tanto a primeira fase quanto a segunda passaram por reorganizações neste ano. Ainda assim, uma característica que se manteve foi a proposta de questões interdisciplinares de ciências humanas e de ciências da natureza para todos os candidatos, independentemente da área de atuação escolhida. Outro ponto que se manteve é a elaboração de uma prova que apresenta como eixo estruturante a habilidade de leitura de diferentes textos e de inferência de informações”, avalia o coordenador do cursinho.
Na segunda fase do vestibular, os candidatos dos cursos de humanas/artes e de biológicas/saúde terão menos questões de matemática, que caem de seis para quatro.
“A prova de matemática da Unicamp, assim como a da Fuvest, é muito focada em conteúdos do ensino médio, como o assunto das funções, que a aproxima do Enem”, completa Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações educacionais do SAS Plataforma de Educação.
VEJA MAIS: a dois meses da 1ª fase da Unicamp, veja raio-x do que mais caiu em cada área da prova de 2009 a 2022
Para a área de humanas, serão acrescentadas duas questões de filosofia/sociologia e, para a de biológicas, duas perguntas de biologia.
“Desta forma, o vestibular da Unicamp mantém uma prova atualizada, com as mesmas características, abarcando todos os conteúdos básicos do ensino médio. Com as alterações, os estudantes se sentirão mais confortáveis com a avaliação de acordo com o perfil de carreira que escolherem no vestibular”, afirma José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest.
Outra novidade é que todas as provas serão realizadas em 2023, diferentemente das edições anteriores, que se estendiam para o ano seguinte.
Neste ano a Comvest elaborou um documento que apresenta o conteúdo de todas as disciplinas diferenciado entre primeira e segunda fase.
O ingresso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio corresponderia a 20% do total de vagas abertas para 2024, ou seja, cerca de 640 vagas.
Neste ano, contudo, a Unicamp deve retirou 352 vagas que seriam preenchidas via Enem para dar aos alunos que prestarão o novo Provão Paulista. Clique aqui e veja quais são.
Agora, o Enem-Unicamp vai selecionar candidatos para 319 oportunidades.
Alunos indígenas brasileiros que cursaram escolas públicas terão direito a 130 vagas, com inscrições que começam em novembro. O mesmo número irá para candidatos que conquistarem medalhas ou tiverem um bom desempenho em competições de conhecimento do ensino médio.
– Incrições: de 31/7 a 31/8
– Aplicação da primeira fase da prova: 29/10
– Aplicação das provas de habilidades específicas para o curso de música: setembro e outubro
– Aplicação da segunda fase da prova: 3 e 4/12
– Aplicação das provas de habilidades específicas para arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança: de 7 a 9/12
VEJA MAIS: A 100 dias do Enem, especialistas fazem raio-x do que mais caiu em cada área da prova de 2009 a 2022
.