Levantamento realizado pela Febracis Escola de Negócios mostra que 67,1% das pessoas acreditam ter a “síndrome do impostor”, ou seja, não se sentem merecedoras das suas conquistas e 33,6% entendem ter a síndrome por se sentirem inseguros e insuficientes no trabalho.
O estudo também identificou que 19% sentem que a carreira não está alinhada com as suas competências e 17,7% têm medo do julgamento de terceiros em relação ao meu trabalho.
Quando perguntados sobre liderança, 23% acreditam que não são bons gestores porque não “estão à altura do desafio”, 15,5% afirmaram que a equipe que administram tem desempenho insatisfatória, 13% não estão preparados para gerir as emoções das pessoas e 10% responderam não saber lidar com pessoas.
Leia também: 7 Séries Imperdíveis Ambientadas No Mundo Do Trabalho
Sobre os principais problemas enfrentados no ambiente de trabalho, 23% dos participantes dizem estar estagnados, 19,7% procrastinam, 13,6% tem problemas para organizar o tempo e 11,5% estão sobrecarregados.
Entre as soluções apontadas no levantamento para melhorar a desempenho no trabalho, 26,6% estão fazendo cursos para desenvolvimento profissional, 26% estudam conteúdo da área de forma independente e 21,6% fazem parte de mentorias ou cursos.
Leia também: Síndrome De Burnout: Conheça As Principais Causas Da Doença
Desafios
Já especificamente os respondentes que são empresários, listaram que seus principais desafios para a segunda metade do ano são:
- Dificuldade em criar e executar um planejamento estratégico (39%),
- Falta de vendas (15.9%),
- Captação de clientes (14.8%),
- Administrar os números do negócio (7%),
- Treinar e desenvolver pessoas (6.9%), terem equipes pouco produtivas (5.9%),
- Liderar pessoas,
- Delegar tarefas (5%).
Pode-se concluir que o mercado e os profissionais ainda carecem de inteligência emocional para perceber o outro e o seu redor.
Ler a emoção dos colegas de trabalho e entender a melhor forma de liderar equipes com colaboradores de diferentes estilos e mentalidades.