Com o anúncio da Rússia que não irá renovar a sua participação em um acordo que permitia aos ucranianos exportarem grãos pelo Mar Negro, os preços globais de alimentos poderão ser impactados.
A Ucrânia é um dos maiores exportadores de girassol, milho, trigo e cevada. Nesta segunda-feira (17) os produtos já começaram a subir após o anúncio do fim do acordo.
O pacto permitia que os navios ucranianos passassem pelo Mar Morto para que seus alimentos chegassem nos mercados mundiais. Agora, a Ucrânia irá precisar encontrar outras rotas alternativas para fazer as exportações.
Além da alta dos preços dos alimentos, corre o risco de ter escassez desses alimentos em vários países africanos e do Oriente Médio.
Governo ucraniano estuda alternativas
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o país pretende continuar exportando grãos, esclarecendo que o acordo foi composto por dois acordos que se espelham – um assinado pela Ucrânia e outro pela Rússia.
O presidente da Associação Ucraniana de Grãos, Nikolay Gorbachev, comentou à BBC que seus membros encontraram alternativas para exportar os grãos, como por meio de portos no rio Danúbio.
No entanto, ele admitiu que os portos não seriam eficientes, reduzindo a quantidade de grãos que a Ucrânia pode exportar e aumentando o custo de movimentação.
Em fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, a marinha russa bloqueou os portos do país no mar Negro. Com isso, o acordo de grãos entre a Rússia com a Ucrânia permitiu que os navios de carga passassem com segurança ao longo de um corredor no Mar Negro com 310 milhas náuticas de comprimento e três milhas náuticas de largura.
O pacto também dava permissão à Rússia de vasculhar o navio, à procura de armas, na entrada do Mar Negro.
A União Europeia (EU) possui um plano para fazer a distribuição dos grãos ucranianos que não podem ser embarcados no Mar Negro. O órgão afirma que o alimento pode ser transportado pela fronteira da Ucrânia com a Polônia e levado para portos no Mar Báltico, ou por trem e barcaça até o porto romeno de Constanta.