O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
- Notas de corte de Medicina nas Instituições mais procuradas em 2023
Quem pode se inscrever no Sisu?
Para se inscrever no Sisu 2024, é preciso ter feito o Enem 2023, não ter zerado a prova de redação e não ter participado como treineiro.
O Sisu 2024 terá apenas uma etapa de inscrição, que será de 22 a 25 de janeiro de 2024, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Nesse portal, os candidatos poderão explorar as possibilidades de ingresso em um curso superior, comparando as notas de corte, as modalidades de concorrência, os turnos, as instituições e as localizações das vagas.
- Dicas para garantir uma vaga no Sisu
O Sisu 2024 ofertará vagas de cursos com início previsto para o primeiro e o segundo semestre de 2024, de acordo com os termos de adesão assinados pelas 127 universidades participantes, que somam 264.254 vagas.
No caso das vagas disponibilizadas para o segundo semestre, os candidatos serão classificados conforme o seu desempenho no Enem e não poderão escolher em qual semestre irão ingressar, pois isso dependerá da sua colocação no curso pretendido.
Como consultar as vagas do Sisu?
Para consultar as vagas do Sisu 2024, basta entrar no site oficial do Sisu, na aba de Vaga.
Ali, é possível visualizar as vagas disponíveis filtrando pela modalidade de concorrência, cursos, turnos, instituições e localização.
O Sisu 2024 seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas das instituições federais para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, considerando critérios de renda, raça e pessoas com deficiência. Além disso, as instituições poderão adotar políticas de ações afirmativas próprias, conforme seus editais específicos.
- Para que servem as notas do Enem 2023
Resultado
O resultado do Sisu 2024 será divulgado no dia 30 de janeiro de 2024, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.
Os candidatos não selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, que será utilizada pelas instituições para preencher as vagas remanescentes.