Ao solicitar aposentadoria, pensão ou qualquer outro benefício, o segurado deve comunicar à Agência da Previdência Social (APS) e à microrregião de sua escolha.
Isso é necessário porque, uma vez que o benefício seja aprovado, o primeiro pagamento será direcionado para uma agência bancária próxima à APS responsável ou à microrregião escolhida.
Para receber esse pagamento, o beneficiário deve se identificar na agência bancária e apresentar seus documentos pessoais.
O depósito é realizado por meio de um cartão magnético, que não tem custos bancários, mas que permite apenas a retirada do benefício.
Após o primeiro pagamento, o beneficiário pode continuar a receber por meio do cartão magnético na mesma agência bancária, mas também tem a opção de modificar o local de pagamento, se desejar. Outra alternativa é abrir ou utilizar uma conta corrente para receber o benefício.
Alterar a agência bancária
Para alterar a agência bancária de recebimento do pagamento, o aposentado pode fazer a solicitação por meio do aplicativo ou site Meu INSS, utilizando o serviço “alterar local e forma de pagamento”, ou entrar em contato pelo telefone 135.
O benefício continuará sendo creditado no cartão magnético, que serve apenas para sacar o pagamento, e será destinado a uma agência bancária na microrregião escolhida.
Leia Também: INSS Muda Idade Para Se Aposentar: Uma Vitória Para Todos!
Receber por conta corrente ou poupança
No caso de preferir receber o pagamento em uma conta corrente ou conta poupança, o beneficiário pode visitar a agência bancária de sua escolha e solicitar essa opção.
Ao optar pelo pagamento por meio de conta corrente ou conta poupança, o beneficiário desfruta das vantagens de um correntista comum, como o uso do cartão para pagamento de despesas, mas pode estar sujeito a taxas bancárias.
Depois de receber o primeiro pagamento, é possível alterar a forma de recebimento do benefício a qualquer momento.
Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.