A PRF (Polícia Rodoviária Federal) resgatou cerca de 1.200 pássaros de diversas espécies durante uma operação de fiscalização de trânsito no pedágio de Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo.
Os agentes abordaram um micro-ônibus que vinha da Bahia e solicitaram os documentos do motorista. Na sequência, a equipe entrou no veículo e notou um forte odor de fezes de pássaros misturado à ração dos animais, além de escutarem o barulho dos animais, que se debatiam.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Ao entrar no micro-ônibus, a equipe visualizou ao fundo do ônibus um número muito grande de gaiolas transportadoras que continham uma quantidade alta de pássaros de inúmeras espécies.
Os passageiros foram então questionados, e um deles assumiu a propriedade por todos os pássaros, informando que os havia comprado na Bahia e iria revender em Diadema.
Os policiais entraram em contato com o órgão ambiental competente para que fosse providenciado todo o aparato de primeiros socorros necessário, como alimentação adequada e ambiente para a recepção dos animais.
Na sequência, a equipe deslocou-se com o veículo abordado e os pássaros até o órgão ambiental, onde foram realizados os procedimentos iniciais para a recuperação dos animais. Em vistoria inicial dos biólogos e veterinários, foi constatada a presença de pelo menos 11 espécies de pássaros.
As condições de transporte dos pássaros eram precárias, não havia nenhuma higiene tampouco alimentação e ambiente adequado para o transporte, sendo constatada de imediato a morte de pelo menos 37 pássaros.