Você é pai de planta? Então vai adorar estas opções para decorar seu apê com muito verde.
Você sabia que ter plantas dentro de casa é algo magnífico? Além de darem um toque muito sofisticado e aconchegante à sua decoração, podem trazer alguns benefícios à saúde, seja pelo contato com a natureza, pelo verde no ambiente ou pelo oxigênio da fotossíntese.
O que talvez você não saiba é que você não precisa se ater somente às jiboias, às heras ou às suculentas para decorar sua casa. Há algumas plantas grandes ou até mesmo árvores que, com algum cuidado especial e adubamento de três ema três meses, podem ser cultivadas até dentro de apartamentos.
Confira agora estas 10 plantas que vão dar um “tchan” no seu apartamento, deixando-o mais bonito e mais agradável.
10 plantas grandes que você pode criar dentro de casa/apartamento
Ficus lyrata
(Foto: Shutterstock)
Esta aqui é uma queridinha de todo pai de planta. Na natureza, ela pode chegar a 15 metros de altura, mas se adapta bem em vasos dentro de casa.
Você só precisar dar a ela um local onde ela pegue muita luminosidade ou sol pleno. E tomar cuidado com animais e crianças, pois ela pode ser tóxica.
Areca-bambu
(Foto: Shutterstock)
Se tiver espaço, essa planta pode chegar a até três metros de altura. Ela gosta de iluminação direta e, segundo a NASA, pode te dar ar puro em abundância.
Orelha-de-elefante
(Foto: Shutterstock)
Esta planta, originária da África do Sul, gostou muito do clima do Brasil e se dá bem por aqui. Ela gosta de muita água e gosta de sol pleno, mas também pode ser cultivada à meia-sombra. E, assim como a Ficus, também é tóxica.
Oliveira
(Foto: Shutterstock)
Na natureza, as oliveiras ficam imensas, mas se adaptam bem aos ambientes internos – desde que tenham algumas horas de iluminação direta. Tirando isso, é fácil de cuidar, necessitando de rega apenas duas vezes por semana, já que gostam de solo seco.
Phoenix roebelenii
(Foto: Shutterstock)
Uma palmeira muito simpática e conhecida no mercado de plantas ornamentais. As folhas dessa planta podem chegar a assustadores quatro metros e, por não precisar de luz direta, vão adorar ficar no cantinho da sua sala. Só cuidado com seus espinhos e tenha uma atenção redobrada na poda.
Licuala grandis
(Foto: Shutterstock)
A Licuala grandis também é muito utilizada como planta ornamental em locais externos, porém ela também se adapta bem dentro de casa. Ela precisa de boa iluminação e não gosta de muita água.
Licuala peltata
(Foto: Shutterstock)
“Prima” da Licuala grandis, a Licuala peltata também gosta de locais bem iluminados, mas ela até tolera a meia-sombra.
Jabuticabeira
(Foto: Shutterstock)
Você não leu errado! Dá, sim, para ter uma jabuticabeira dentro de casa. Você pode regá-la todos os dias (mas sem excessos) e cultivá-la em um ambiente com iluminação direta. Depois é só esperar as frutinhas.
Árvore-da-felicidade
(Foto: Shutterstock)
Esta é uma planta mística e de fácil cultivo e manutenção. Diz-se que ela atrai muita alegria e prosperidade ao lar, mas precisa ser ganhada, não comprada.
Se você ganhar uma, lembre-se de fazer podas mensais, colocá-la em ambiente sem exposição solar direta e regá-la apenas duas ou três vezes por semana.
Ave-do-paraíso branca
(Foto: Shutterstock)
Um ponto forte desta planta é que ela é muito resistente a pragas e doenças, mas ela necessita ser cultivada em vasos bem grandes, por causa das suas raízes. Além disso, precisa de rega duas ou três vezes por semana, sem encharcar.