Filipe Toledo vence o australiano Ethan Ewing e é bicampeão mundial de surfe. A final foi disputada hoje (09), em Lower Trestles, na Califórinia, nos EUA. É o sétimo título mundial do Brasil nos últimos nove anos.
FILIPE TOLEDO É BICAMPEÃO MUNDIAL DE SURFE 🏆🏆🇧🇷 #WSLBrasil pic.twitter.com/F0jpDonfWR
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) September 9, 2023
A final é feita em uma disputa de três baterias; Filipinho venceu a primeira bateria por 17,97, contra os 17,23 do australiano. Na segunda bateria, um mar difícil e com poucas ondas. Mas o brasileiro conseguiu vencer novamente Ethan por 14,27 a 12,37, não sendo necessária uma terceira bateria.
Assim, Filipe se torna bicampeão mundial ao lado de John John Florence (Havaí), Mick Fanning (Austrália) e Andy Irons (Havaí).
Filipe Toledo precisou superar uma lesão no joelho no meio da temporada para conseguir competir em Trestles. O brasileiro se machucou na etapa de Saquarema, no Brasil, e voltou para ganhar em J-Bay, na África do Sul. Filipinho não apenas conseguiu o título da etapa como se garantiu no primeiro lugar do ranking e também sua vaga em Paris 2024.
A lista de Campeões Mundiais Brasileiros não para de crescer. Confira a lista dos brasileiros Campeões Mundiais de Surfe (WSL):
- Gabriel Medida – 3 títulos (2014, 2018 e 2021)
- Filipe Toledo – 2 títulos (2022 e 2023)
- Ítalo Ferreira – 1 título (2019)
- Adriano de Souza – 1 título (2015)
Filipe participa da mais forte competição mundial de surfe há nove anos; estreou em 2013, com apenas 17 anos. O brasileiro já havia participado da grande final em 2021, quando perdeu para o também brasileiro Gabriel Medina. No ano passado, venceu o medalhista olímpico Ítalo Ferreira.
Nesta temporada, Filipe venceu as etapas de Sunset Beach, no Havaí, e Punta Roca, em El Salvador. Depois da lesão no joelho, levantou também o caneco na África do Sul. Hoje, o surfista de 28 anos acumula dois títulos em sequência.
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
- YouTube
- Tiktok