Operação teve como alvo as cidades de Criciúma, Forquilhinha, Içara, Cocal do Sul, Tubarão e Itapema e outros 4 municípios no Rio Grande do Sul
Na manhã desta quinta (31), foi realizada uma operação que desarticulou uma organização criminosa voltada à lavagem de dinheiro e financiamento ao tráfico de drogas em cidades do Sul de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Operação dá continuidade a uma operação feita em 2020 – Foto: Polícia Civil
Intitulada de “Ferro Novo”, a operação foi executada por policiais civis por meio da Delegacia de Polícia de Içara, com o apoio do Núcleo de Inteligência de Criciúma.
As cidades catarinenses alvo da operação foram Criciúma, Forquilhinha, Içara, Cocal do Sul, Tubarão e Itapema. Já no Rio Grande do Sul, as cidades foram Pelotas, Charqueadas, Xangri-Lá e Rio Grande.
Carros de luxo, bloqueio de bens, imóveis e contas bancárias
Durante a operação, oito pessoas foram presas temporariamente. Também foram apreendidos carros de luxo e feitos bloqueios de bens, imóveis e contas bancárias.
Segundo informações repassadas pelo delegado Rafael Iasco, responsável pelas investigações, a organização criminosa atuava há aproximadamente quatro anos e movimentou cerca de meio bilhão de reais. O grupo utilizava empresas e “laranjas” para inserção do capital arrecadado de forma ilícita, por meio de atividade criminosa no sistema financeiro nacional.
Operação começou em 2020
Conforme a Polícia Civil, a ação é uma continuidade da operação que aconteceu em 2020, que caracterizou a maior apreensão de drogas do Sul de Santa Catarina. Na época, a Polícia Civil de Içara apreendeu aproximadamente 3,5 toneladas de maconha.
A operação contou com o apoio de todas as delegacias da região de Criciúma, Lab/Sul/Deic, SaerSul, Decor Tubarão, Deic, Delegacia de Itapema, DIC’s de Tubarão e Laguna, e também da polícia científica em Santa Catarina; já no RS a DRACO/Rio Grande, DRACO/Pelotas e Delegacia de Charqueadas prestaram apoio à operação.