Relembre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo, na semana entre os dias 17 e 23 de setembro de 2023
-
A onda de calor que atinge o país vai durar mais dias que o previsto inicialmente pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O órgão ampliou nesta sexta-feira (22) de nove para 11 estados na área vermelha considerada de grande perigo, em que as temperaturas alcançarão picos 5°C acima da média por um período superior a cinco dias. A onda de calor começou entre domingo passado (17) e segunda-feira (18). Anteriormente, o mapa do Inmet estava com a cor amarela predominante, que indicava um calor acima de média por até três dias
ALLISON SALES/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO-20/09/2023
-
-
-
-
-
A economia brasileira avançou 0,44% em julho, segundo o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), indicador do BC (Banco Central) conhecido por antecipar o resultado do PIB (Produto Interno Bruto). O avanço mostra que a atividade nacional opera no melhor nível desde a abril
CLAUDIO CAPUCHO/ESTADÃO CONTEÚDO-02/08/2012
-
-
A Secretaria de Saúde de Campinas, no interior de São Paulo, confirmou na quinta-feira (21) a morte de um homem por febre maculosa. A vítima, de 40 anos, apresentou os primeiros sintomas em 28 de agosto e morreu no último dia 2
Divulgação/Ministério da Saúde
-
-
-
-
-
Um grupo de alunos foi filmado participando de uma “masturbação coletiva” durante um jogo de vôlei feminino válido pela Copa Calomed 2023, que foi sediado em São Carlos, no interior de São Paulo. O torneio aconteceu entre os dias 28 de abril e 1º de maio, mas as imagens só vieram à tona nesta segunda-feira (18), e os vídeos viralizaram nas redes sociais
Reprodução/Redes sociais
-
Uma megaoperação no trânsito do estado de São Paulo iniciou a intensificação da fiscalização da Lei Seca nesta semana. Segundo o Detran, as ações ocorrem durante a Semana Nacional do Trânsito, que começou na segunda-feira (18) e vai até domingo (24)
LEONARDO SOARES/ESTADÃO CONTEÚDO 15.06.2010
-
-
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi o segundo líder de Estado a discursar na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, na terça-feira (19). Biden fez um apelo pela mobilização do mundo para apoiar a Ucrânia no conflito com a Rússia, que começou em fevereiro de 2022, e responsabilizou Moscou pela continuidade do conflito.
TIMOTHY A. CLARY / AFP – 19.09.2023
-
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, destacou, na terça-feira (19), durante a Assembleia-Geral da ONU, os esforços do país para contribuir com a paz entre Rússia e Ucrânia, que estão em guerra há mais de 550 dias.”Guerras não têm vitoriosos e paz não tem derrotados”, disse Erdogan, que reforçou a participação da Turquia nas negociações para o escoamento de grãos russos pelo Mar Negro.
Timothy A. Clary/AFP – 19.9.2023
-
O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, afirmou na terça-feira (19), que a Rússia está realizando um “genocídio” com o sequestro de crianças, em um clamor por solidariedade diante da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Timotht A. Clary/AFP
-
O presidente ucraniano, Volodmir Zelensky, enfrentou a Rússia, na quarta-feira (20), no Conselho de Segurança da ONU, onde denunciou a invasão de Moscou como “criminosa” e pediu que seja suspenso seu direito de veto.
SPENCER PLATT/Getty Images via AFP – 20.09.2023
-
O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, se encontrou com o presidente dos EUA, Joe Biden, na quinta-feira (21) e recebeu garantias de que receberá armamentos para que Kiev enfrente as tropas russas. A Casa Branca, porém, informou que o governo da Ucrânia não receberá mísseis de longo alcance.
Drew Angerer / Getty Images North America / Getty Images via AFP – 21.09.2023
-
A crise climática provocada pela atividade humana “abriu as portas do inferno”, afirmou na quarta-feira (20) o secretário-geral da ONU, António Guterres, na abertura da Cúpula da Ambição Climática.
DAVID SWANSON / AFP – 07.08.2023
-
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, retornou a seu país na quarta-feira (20) depois de concluir uma visita oficial de dez dias à Rússia. A viagem não teve uma extensa agenda e tinha como objetivo fortalecer os laços entre os dois países
STR / KCNA VIA KNS / AFP – 20.09.2023
-
Taiwan fez um apelo nesta segunda-feira (18) para que a China interrompa imediatamente as “ações unilaterais destrutivas”, depois que Taipé detectou a presença de mais de 100 aviões e nove embarcações de guerra de Pequim nos arredores da ilha autônoma, um recorde nos últimos meses.
Dado Ruvic/Reuters – 26.08.2022
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade