Trabalhadores da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) fecharam as portas para estudantes que protestavam pelo passe livre irrestrito, na tarde desta quinta-feira (20). Caminhada começou na Praça Ipiranga e foi até a sede da empresa, na rua Joaquim Murtinho. No momento em que fecharam as portas para os manifestantes, havia atendimento no local.
“Não estamos para brincadeira! Temos uma lei que garante o passe livre e nós queremos esse passe livre irrestrito […] é por isso que estamos aqui hoje!”, disse Giovanna Bezzera, presidente da União Estadual dos Estudantes em Mato Grosso (UEE-MT). Manifestação também defendia gratuidade para alunos de Várzea Grande que estudam em Cuiabá e precisam pagar metade da passagem.
Leia também – estudantes protestam por passe livre irrestrito
Veja
Coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (DCE-UFMT), Léo Rondom, defendeu que o passe precisa contemplar todas as atividades acadêmicas, não somente nos horários de aula.
“Estudante é estudante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Precisamos de passe livre irrestrito, de uma lei melhorada. Hoje o benefício é de responsabilidade de gestão da prefeitura. Precisamos que o passe contemple todas as atividades dos estudantes, é sala de aula, atividade de pesquisa. No ensino básico tem os contraturnos, acesso à cultura, esporte e lazer”, argumentou.
Na frente da MTU, estudantes ficaram sentados na rua aguardando que algum representante os atendesse. No entanto, ninguém saiu. Insatisfeitos, eles seguiram em direção da Prefeitura de Cuiabá, onde permanecem aguardando algum posicionamento sobre as reivindicações.
Polícia compareceu ao local, mas não houve tumulto ou desentendimentos.
Outro lado
Por meio de nota, MTU alegou que sistema continua funcionando normalmente e que o estudante precisa diariamente recarregar o cartão para ter acesso ao benefício. Argumento não contempla o motivo da manifestação que é o passe livre irrestrito.
Leia nota na íntegra
A MTU informa que o sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande está funcionando normalmente.
No que diz respeito ao Passe Livre Estudantil de Cuiabá, a MTU esclarece que:
– Para que o estudante obtenha o benefício do Passe Livre é necessário que o mesmo esteja matriculado em uma unidade de ensino pública ou privada de Cuiabá;
– É necessário que a instituição de ensino vincule o estudante ao sistema online da MTU, que fica disponível para as instituições;
– É necessário que o aluno faça diariamente a validação do cartão estudantil na maquinha instalada na unidade de ensino, onde o mesmo está matriculado. Por dia, são liberados créditos de retorno para casa e ida para escola no dia seguinte;
– O Passe Livre Estudantil é garantido conforme a grade curricular do aluno, conforme determina a Lei do Passe Livre (Lei nº 4.141 de 14 de dezembro de 2001, alterado pela lei nº 4.727 de 10 de janeiro de 2005). Os estudantes matriculados no período matutino podem usar o benefício das 4h às 14h59. No vespertino, o período se estende das 10h às 19h59. Já os estudantes matriculados no período noturno podem usar o passe livre das 16h às 01h59. Ou seja, qualquer outra atividade, deve ser informada na grade curricular e informada a MTU para ter a garantia do benefício.
Qualquer dúvida o estudante deve entrar em contato pelo whatsapp (65) 9 8107 1729.
Assessoria de Comunicação da MTU