Altas temperaturas podem ser substituídas por pancadas de chuvas, além de frente fria vindo da região Sul.
O calor abrasador dos últimos dias tem data para acabar! Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), temporais, quedas de granizo e rajadas de vento podem ocorrer, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Com temperaturas se aproximando de 40°C na maioria do país, as chuvas devem refrescar muitos locais.
Motivado pelo ciclone extratropical, que já atingiu a região Sul do país e trouxe inúmeros desastres, a nova onda de frente fria deve chegar ainda esta semana. Espera-se que a temperatura despenque ainda mais nesta quinta-feira (28/9). No Rio de Janeiro, os termômetros devem cair de 37ºC para 22ºC, enquanto que em São Paulo a queda deve ser de 35ºC para 20ºC.
Apesar da expectativa, algumas regiões não devem ser atingidas, como é o caso do centro e norte de Minas Gerais. Recentemente, uma cidade do interior do estado atingiu 43°C, sendo considerada a cidade mais quente do Brasil. A cidade de São Romão, na Região Norte de Minas, alcançou dois recordes seguidos de altas temperaturas.
Na região Centro-Oeste do país, a incidência de chuvas deve ser menor, mas considerável, visto que grande parte da região tem sofrido com secas constantes. No final de semana é esperado pancadas de chuva em grande parte da região, especialmente no sul de Mato Grosso e de Goiás.
Como fica o tempo em outubro?
De acordo com o Inmet, estudos projetam chances de chuvas em todas as regiões brasileiras. No Norte, estão previstos acumulados de chuva que podem ultrapassar 30 mm no noroeste do Amazonas e Acre. A partir de terça-feira (3), até o dia 10 de outubro, os índices pluviais devem aumentar e a ocorrência de pancadas isoladas também.
Nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, os acumulados de chuvas podem variar de 20 a 50 milímetros. Portanto, atente-se!