Recentemente, uma mulher teve braços e pernas amputados após comer uma tilápia malpassada. Veja como se proteger de infecções por micro-organismos agressivos.
Uma história lamentável nos mostra os perigos que podem surgir quando não tomamos o devido cuidado com os alimentos que consumimos.
Recentemente, uma mulher enfrentou uma situação devastadora, tendo suas pernas e seus braços amputados como resultado de uma infecção bacteriana contraída após comer tilápia malpassada.
Essa infecção bacteriana, que teve consequências muito graves, pode ocorrer de várias maneiras, seja devido à ingestão de alimentos contaminados, seja por meio do contato com cortes expostos.
A tilápia malcozida é apenas um exemplo do que pode dar errado quando não seguimos as precauções necessárias na preparação e no consumo de alimentos.
Para evitar que tragédias como essa se repitam, é fundamental que estejamos cientes de quais alimentos precisam ser cozidos adequadamente antes de serem consumidos.
Estes alimentos precisam ser bem cozidos para o consumo
Peixes
Peixes, camarões, mariscos e outros frutos do mar também devem ser cozidos para eliminar possíveis patógenos. É preciso muita atenção para esses alimentos.
No caso da tilápia que gerou a amputação, a problemática só surgiu por conta da falta de cozimento, como citamos.
Carnes bovina e suína
O cozimento completo de carne bovina e suína elimina qualquer possibilidade de contaminação por bactérias patogênicas, como a E. coli ou a Salmonella, que podem causar doenças transmitidas por alimentos.
Berinjela
A solanina é uma substância tóxica presente em algumas plantas da família das solanáceas, à qual pertence a berinjela. Consumir solanina em quantidades elevadas pode de fato levar a distúrbios intestinais e outros problemas de saúde.
É importante lembrar que a solanina geralmente está mais concentrada na casca da berinjela e em suas partes verdes, como folhas e flores.
Frango
O frango, assim como outras aves, pode conter bactérias patogênicas, como a Salmonella, que são capazes de causar infecções alimentares se o frango não for cozido a uma temperatura suficientemente alta para matar essas bactérias.