Oito agências de propaganda participam da licitação
– Redação Oeste
Oito agências de propaganda estão disputando uma licitação milionária de publicidade na Itaipu Binacional. O contrato prevê verbas de R$ 20 milhões por ano e pode ser prorrogado por até cinco anos. A empresa contratada deverá “desenvolver ações de divulgação destinadas a fortalecer a imagem institucional de Itaipu”.
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De acordo com o site Poder360, a maioria das oito agências que apresentaram propostas é do Paraná, Estado onde se localiza Itaipu, que desde o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é presidida pelo ex-deputado Enio Verri (PT).
O edital não estipula um prazo para análise das propostas das participantes. Os critérios para a escolha da agência serão preço e condições técnicas especificadas no edital. A empresa que alcançar maior pontuação em relação à técnica e tiver o menor preço leva o contra.
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Esse é o segundo edital para contratar serviços de publicidade lançado pela Itaipu em 2023. O primeiro, publicado em maio, tinha valor de R$ 16 milhões. Mas foi anulado e substituído pelo atual. Segundo a Itaipu, o valor aumentou por haver uma expansão da área de atuação da empresa para todo o Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul, ampliando as necessidades de comunicação institucional.
A cifra a ser gasta por Lula em publicidade na Itaipu é quatro vezes o montante gasto por Michel Temer e o dobro das verbas publicitárias na gestão de Bolsonaro.
Em nota ao Poder360, a estatal explica por que precisa do significativo gasto com publicidade institucional quando não tem concorrentes, não disputa o mercado e não precisa anunciar seu produto para vendê-lo.
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“Embora não dispute mercado, a Itaipu Binacional é uma empresa que, além de gerar energia para o Brasil e o Paraguai, desenvolve diversos projetos sociais e ambientais em municípios do Paraná e de Mato Grosso do Sul”, afirmou a estatal. “O Brasil é referência internacional em tecnologias ligadas à geração hidrelétrica e divulgar a Itaipu Binacional como modelo de hidrelétrica sustentável contribui para a imagem contribui para a imagem do país e do setor elétrico nacional, como um todo.”