A Alphabet Inc., por meio da Google, está incorporando ferramentas de Inteligência Artificial de empresas como a Meta Platforms Inc. e a Anthropic em sua plataforma de nuvem, inserindo mais IA generativa em seus produtos e se posicionando como um balcão único para clientes que buscam aproveitar a tecnologia.
Os clientes da nuvem do Google poderão acessar o modelo de linguagem conhecido como Llama 2 da Meta, bem como o chatbot Claude 2 da startup de IA Anthropic, para personalizar dados corporativos dos seus próprios aplicativos e serviços. O movimento faz parte do esforço da empresa para posicionar sua plataforma como um lugar onde os clientes têm a liberdade de escolher um modelo de IA que melhor atenda às suas necessidades, seja da própria empresa ou de um de seus parceiros.
IA do Google
A empresa também anunciou uma disponibilidade mais ampla de seu produto de IA Duet para os clientes de sua suíte de produtividade Workspace, com acesso ao público previsto para mais tarde este ano. Os usuários podem contar com um assistente que responde a comandos para ajudar a criar conteúdo em aplicativos como Google Docs, Sheets e Slides.
O Duet AI, introduzido em maio, pode fazer anotações durante videochamadas, enviar resumos de reuniões e traduzir legendas em 18 idiomas, disse o Google. Através de um novo recurso chamado “participar por mim”, os usuários podem enviar a ferramenta para participar de reuniões em seu nome, enviar mensagens e criar um resumo do evento.
O Google também anunciou uma parceria mais profunda com a fabricante de chips Nvidia Corp. A empresa disse que suas ofertas em nuvem se expandirão para permitir um uso maior dos chips e produtos projetados para acelerar o treinamento de grandes modelos de linguagem.
Com os anúncios, o Google está sinalizando que está mais disposto do que nunca a trabalhar com outras empresas em inteligência artificial, buscando ganhar participação de mercado de seus concorrentes. Embora a empresa ainda esteja atrás da Amazon.com Inc. e da Microsoft Corp. no mercado de computação em nuvem, a empresa disse que as adições ao seu catálogo dão uma maior variedade para escolher.
“Estamos em uma era totalmente nova de transformação digital, alimentada pela IA genética. Esta tecnologia já está melhorando a forma como as empresas operam e como os seres humanos interagem uns com os outros”, disse Thomas Kurian, CEO do Google Cloud.