Os funcionários da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) irão realizar uma paralisação nesta terça-feira (22), a partir das 8h, em frente ao prédio da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A decisão foi deliberada em reunião, na última terça-feira (8).
O objetivo da ação é reivindicar os direitos relativos ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024, a possibilidade da extinção do contrato da FHS e o reajuste salarial dos mais de seis mil servidores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).
Em relação às reuniões que são realizadas periodicamente com representantes e empregados da FSH, a presidente da Seese, Shirley Diaz, destaca a importância da OAB se fazer presente nos debates. “É preciso que nas próximas reuniões das Mesas de Negociações, seja estabelecida uma pauta e que a comissão do Governo traga propositura que possibilite uma solução definitiva dos impasses”, diz.
De acordo com a avaliação do presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, existem dificuldades para que as negociações prossigam. “Nós estávamos negociando o reajuste salarial, o ACT quando as reuniões sobre ACT tinham sido suspensas por conta da possível extinção da FHS”, explica o presidente, referindo-se às ausências dos órgãos competentes do Estado nas últimas reuniões.
Em nota, a Secretária de Estado da Saúde (SES) informou que está engajada nas negociações junto aos servidores. “Como já é de conhecimento público existe uma decisão da Justiça Federal que pede o fim da relação contratual da SES com a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e diante disso, a mesa de negociações é um espaço para conhecer as demandas dos servidores, compartilhar informações, discutir caminhos e trabalhar em conjunto para solucionar impasses”, diz.