O feriado prolongado de 12 de outubro em São Paulo será marcado por muita chuva na capital e no litoral paulista. Meteorologistas apontam que a entrada de uma massa de ar frio vai trazer instabilidade para a região.
Em entrevista ao R7 a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Helena Balbino afirmou que a quinta-feira (12) vai começar com altas temperaturas na Grande São Paulo, podendo chegar aos 35°C. Porém, a chuva deve chegar já no fim da tarde.
“Vai começar a chover na quinta-feira à tarde. Se ela chegar mais cedo, a tarde será mais fresca, pois as temperaturas não vão conseguir subir muito”, afirmou.
A chuva vai continuar e, na sexta-feira (13), o dia será frio. “Chove forte na madrugada e continua pelo resto do dia. A temperatura vai ficar bem baixa, não passa dos 21°C”, disse Balbino.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
No fim de semana as temperaturas vão se elevar um pouco. Os termômetros no sábado (14) devem chegar aos 22°C e o céu será dominado pelas nuvens. Já no domingo (15) a máxima deve ficar em torno dos 26°C.
Litoral paulista
A previsão para o litoral paulista não é muito diferente. Mas, de acordo com Balbino, a chuva deve ser mais intensa. “No litoral chove mais porque lá tem o vento de sudeste, que é mais úmido.”
Na quinta-feira os termômetros devem ficar acima dos 30°C, mas as pancadas de chuva vão chegar na sexta-feira e continuar por todo o fim de semana.
Brasil
O cenário será semelhante em diversas regiões do país. Segundo informações do Inmet, apenas a região Nordeste não terá um feriado chuvoso.
Para a região Norte, são previstos volumes de chuva maiores que 50 mm em áreas do Acre, Tocantins e no noroeste e sul do Amazonas, devido ao calor e à alta umidade.
No Centro-Oeste a formação de áreas de instabilidade favorecerá a ocorrência de temporais no início da semana em áreas de Goiás, do Distrito Federal e de Mato Grosso.
Já na região Sul, a partir de quarta-feira (11), uma frente fria vai intensificar as áreas de instabilidade, provocando volumes significativos de chuva, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os acumulados de chuva podem ultrapassar 80 mm em grande parte do Rio Grande do Sul, entretanto são previstos volumes menores que 40 mm sobre o nordeste de Santa Catarina e no Paraná.
*Sob supervisão de Márcio Pinho
Ciclone no RS: casas são cobertas e arrastadas por enxurrada