Existem alimentos que são capazes de acelerar o envelhecimento celular da sua pele. Aliás, muitos desses alimentos são consumidos diariamente.
Certos alimentos podem acelerar o processo de envelhecimento da pele devido a vários fatores, como inflamação, danos causados pelos radicais livres e impacto na produção de colágeno e de elastina.
Muitos desses alimentos são consumidos diariamente no Brasil e, por incrível que pareça, quase nunca associamos a alimentação a uma pele perfeita.
O envelhecimento da pele, assim como a boa saúde, está diretamente conectado ao que consumimos diariamente. Conheça, portanto, alimentos que vão envelhecer rapidamente a sua pele.
5 alimentos que envelhecem a pele
Carnes processadas
Presunto, salsicha, bacon e mortadela são conhecidos por serem alimentos que aumentam o risco de desenvolver câncer, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Além desse risco para a saúde, essas carnes também podem prejudicar a pele. O alto teor de conservantes, sódio e gorduras saturadas encontrados em carnes processadas pode contribuir para a inflamação e o envelhecimento precoce da pele.
Chocolate
Embora sejam tentadoras, as barras de chocolate geralmente contêm cacau ultraprocessado, alto teor de açúcar e gordura hidrogenada. Esses ingredientes podem acelerar o envelhecimento da pele quando consumidos em grande quantidade.
Refrigerante
Essas bebidas são carregadas de açúcar e adoçantes artificiais que podem prejudicar seriamente a saúde da pele.
O excesso de sacarose no organismo desencadeia o processo de glicação, que resulta na deterioração das proteínas elastina e colágeno, essenciais para a firmeza, a elasticidade e a juventude da pele.
Batatas fritas
As batatas fritas processadas também contribuem para o processo de glicação, que danifica as proteínas e acelera os sinais de envelhecimento.
Além disso, essas batatas contêm óleos não saudáveis e gorduras trans que não são benéficos para a saúde da pele.
Miojo
Apesar de sua conveniência, a massa é prejudicial para a saúde. Ele é rico em sódio e contém aditivos que podem afetar negativamente o funcionamento do organismo.
O consumo excessivo desse macarrão instantâneo pode causar inchaço, desidratação e deixar a pele com uma aparência cansada.