Níveis elevados de triglicerídeos no sangue podem desencadear uma série de problemas de saúde bastante severos. Fique atento!
Se você já fez algum hemograma completo e teve a curiosidade de dar uma olhadinha nos resultados, deve ter se deparado com a taxa de triglicerídeos. Eles são uma forma de gordura presente no sangue.
O problema é que níveis muito elevados dessa substância podem desencadear vários problemas sérios de saúde. Entre eles, doenças cardiovasculares, como o entupimento de veias ou acúmulo de gordura no fígado. Em casos mais graves, o paciente pode até mesmo ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Um dos grandes perigos de altos índices de triglicerídeos é a ausência de sintomas. Se o paciente não fizer check-ups regulares, possivelmente não descobrirá taxas fora do saudável.
Entretanto, a nossa pele pode dar alguns sinais de que algo está errado em nosso corpo. Veja abaixo algumas possíveis consequências dessa alteração no sangue.
4 possíveis respostas de triglicerídeos alto expostas na pele
1. Coceira
Algumas pessoas com altos níveis de gordura podem experimentar alguma coceira na pele. Nesse caso, é muito importante procurar um médico dermatologista para investigar.
Afinal, é um sintoma muito abrangente, que pode estar ligado a uma infinidade de causas. Algumas, inclusive, psicossomáticas.
(Foto: Shutterstock/Reprodução)
2. Pele seca e descamação
Outra possível reação da nossa pele, quando temos níveis desregulados de triglicerídeos. Assim como a coceira, também deve-se investigar se esse sinal não está ligado a outra causa, como um simples clima seco.
3. Xantomas
As xantomas são pequenos depósitos de gordura acumulada em forma de “bolsinhas”. Podem surgir nos cotovelos, joelhos, mãos e pés. Elas também podem estar ligadas a níveis altos de colesterol. É necessário uma investigação mais profunda junto ao seu médico.
4. Panículo adiposo
Panículo adiposo consiste em uma pele com aspecto inchado, principalmente na região abdominal. Também é um dos sintomas que podem estar ligados a altos níveis de triglicerídeo.
Como prevenir?
Profissionais da saúde sempre alertam quanto às consequências dos triglicerídeos elevados — alguns deles citamos no início deste artigo. Ainda há algumas dicas do que fazer para se prevenir e/ou reverter a situação:
-
Controle seu peso;
-
Faça exercícios regularmente;
-
Mantenha uma dieta saudável, evitando comidas gordurosas, açúcares refinados e farinha branca;
-
Corte ou, pelo menos, diminua álcool e cigarros;
-
Faça exames regulares;
-
Em alguns casos, seu médico pode receitar uma medicação, tome-a corretamente.