A aplicação regular do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), realizada neste domingo, dia 27, teve índice de abstenção de 57,67%.
O número corresponde a mais de 570 mil dos 1,1 milhão de inscritos.
O exame dá certificação a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e médio na idade certa.
Dos inscritos, 193.572 (17,53%) estavam em busca da certificação para o ensino fundamental, e 910.574 (82,47%), para o ensino médio. Ao todo, 355,85 mil (42,33%) compareceram.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Para o fundamental, foram verificados os conhecimentos em ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia.
Já no caso do ensino médio, os participantes foram avaliados em ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, bem como em ciências humanas e suas tecnologias.
A redação teve como tema “Ações para cuidar da saúde mental do trabalhador”.
Saiba como justificar falta
Quem faltou à aplicação das provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscreveu – por motivos que não constam no edital – não poderá solicitar a reaplicação e deverá justificar a ausência caso pretenda fazer a próxima edição do exame.
O prazo para esse procedimento será divulgado no edital do Encceja 2024.
Encceja
Realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar.
A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
VEJA MAIS: A 100 dias do Enem, especialistas fazem raio-x do que mais caiu em cada área da prova de 2009 a 2022