A concessionária Ecovias, responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), foi escolhida como a melhor empresa em satisfação dos clientes no segmento Rodovias. O prêmio foi concedido pelo MESC/Google, instituto de pesquisas especializado em comportamento do consumidor. Ao todo, foram ouvidos mais de 20 milhões de clientes, sendo 500 mil apenas neste setor.
Na primeira fase, o prêmio MESC (Melhores Empresas com Satisfação do Cliente) recebeu a avaliação de 11 mil marcas, em 207 segmentos. Passaram para a segunda etapa 1.248 empresas, e a Ecovias foi a única concessionária de rodovias listada entre as 100 mais bem avaliadas do Brasil.
A avaliação é feita ao longo de 12 meses por meio do Google Opinion Rewards, aplicativo que permite que usuários ganhem recompensas ao responderem pesquisas, e pede opiniões em 22 temas diferentes. Depois de selecionadas, as empresas com melhores pontuações são submetidas a uma auditoria para atestar a reputação, e ainda há avaliação por um cliente oculto, que testa os canais de atendimento das companhias.
O MESC desenvolveu uma inteligência artificial (IA) exclusivamente para analisar esses feedbacks. Para efeito de ranking, 80% da média final vem da pesquisa quantitativa, e os 20% restantes da auditoria de eficácia de práticas, que inclui o cliente oculto.
Atendimento
Os usuários do SAI contam com diversos canais de comunicação e informação, como o site (ecovias.com.br), os painéis eletrônicos espalhados pelas rodovias, o telefone 0800 019 7878, que também é WhatsApp, os perfis no “X” – antigo Twitter – (@_ecovias) e no Instagram (@_ecovias) e o sos.ecovias.com.br, que permite ao usuário pedir socorro em nosso trecho sem utilizar seu pacote de dados de internet.