A data é uma recordação da relevância desses profissionais, do Brasil ou de qualquer outro lugar do mundo.
A UNESCO estabeleceu o Dia Mundial do Professor em 1994, com a finalidade de destacar a importância crucial desse profissional na sociedade e no processo de educação da população.
No Brasil, a data se repete por duas vezes no mesmo mês, 5 (celebração mundial) e 15 de outubro (comemoração nacional). Isso é símbolo do nosso eterno agradecimento aos mestres da educação.
Apesar de ser uma data comemorativa, o dia estabelecido pela UNESCO torna-se uma reflexão sobre a influência deles na sociedade.
Docentes estão por todos os cantos do mundo, ministrando diferentes matérias, enfrentando realidades diversas. Eles lutam por uma sociedade igualitária, uma educação melhor e, consequentemente, por um futuro melhor para todos.
(Imagem: divulgação)
Celebremos a profissão que forma todas as profissões
O dia 5 de outubro é o momento certo para uma reflexão sobre de como seria nossa sociedade sem os ensinamentos de um professor. Afinal, a formação de toda e qualquer profissão requer sempre um professor ensinando.
No Brasil, temos diferentes perspectivas sobre a influência de docentes em sala de aula. Muitos deles, inclusive, sacrificam a própria vida em prol do trabalho. Não se cansam, não desistem e, acima de tudo, continuam acreditando em uma realidade melhor.
No cotidiano, são a esperança de uma educação melhor, são amigos e familiares de seus alunos. Assim, acolhem e também são acolhidos no ambiente escolar. Entregam o melhor de si para ver o outro crescer.
O dia 5 de outubro é para honrar a memória desses profissionais, reconhecer o esforço e o empenho deles. Precisamos parabenizar a sabedoria ministrada pelos docentes do mundo inteiro, mas principalmente dos professores brasileiros.
Aos mestres, com carinho: o nosso apoio, reconhecimento e nossos eternos parabéns. Desejamos salários justos, recompensas ainda maiores e, sobretudo, uma realidade melhor para trabalho no ambiente escolar.