O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o novo Programa Bolsa Família, realizará mais uma rodada de pagamentos na segunda quinzena desse mês de outubro. E aqueles beneficiários que se encontram bloqueados já desejam verificar se serão desbloqueados nesta nova rodada de repasses.
Isso porque o ministério costuma realizar antes do início dos pagamentos diversos cruzamentos de dados e outros tipos de checagens das informações cadastrais dos beneficiários para verificar se as informações são de fato verdadeiras e se as famílias estão atendendo as regras do programa. Caso alguma tipo de divergência ou suspeita de irregularidade seja encontrada, a família é bloqueada.
Todas essas checagens e verificações se intensificaram neste ano por conta da grande Revisão Cadastral, que vem sendo realizada desde fevereiro e tem o objetivo de identificar beneficiários irregulares, como falsos unipessoais, por exemplo, que são aqueles beneficiários que disseram que moram sozinhos e mentiram. Contudo, é natural que esses bloqueados queiram saber quando voltarão a receber normalmente.
Bolsa Família outubro: Veja quem vai receber
Isso porque, quando um bloqueio acontece, a família beneficiária ganha um prazo de dois meses para procurar um Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS), apresentar todos os documentos necessário e atualizar seus dados, com o objetivo de comprovar que ainda se encontra dentro das regras do programa, e que portanto, merece continuar recebendo os pagamentos do novo Bolsa Família.
Porém, o grande problema para essas famílias é que elas não recebem os pagamentos dentro desse período de bloqueio. O Ministério do Desenvolvimento Social até separa a quantia referente ao benefício dessas famílias, mas a Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pelos pagamentos, mantém a quantia bloqueada por ordem do governo federal.
Depois que o cadastro da família é atualizado, o ministério verifica novamente todos os dados que foram informados, e se não houver nenhuma nova divergência ou suspeita de irregularidade, a família é desbloqueada e volta a receber no mês seguinte. Além disso, o grupo familiar desbloqueado ainda recebe acesso aos valores do período de bloqueio que não puderam ser sacados, os chamados retroativos.
Por esse motivo, os beneficiários do novo Programa Bolsa Família que se encontram bloqueados desejam saber se serão desbloqueados neste mês. Dessa forma, é importante esclarecer que os desbloqueados de outubro serão apenas aqueles que atualizaram os dados antes de 10 de setembro e que não apresentaram novos problemas. Quem atualizou os dados depois dessa data, só será debloqueado em novembro.
Bolsa Família outubro: Pagamentos do benefício
Tanto os desbloqueados quanto os demais beneficiários do novo Programa Bolsa Família, receberão os pagamentos dessa rodada entre os dias 18 e 31 de outubro, datas que já foram confirmadas pelo governo federal na divulgação do cronograma oficial de pagamentos desse mês. Os valores serão liberados de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada um. Veja abaixo:
- NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de outubro;
- NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de outubro;
- NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de outubro;
- NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de outubro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 21/10);
- NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de outubro;
- NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de outubro;
- NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de outubro;
- NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de outubro;
- NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de outubro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 28/10);
- NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de outubro.