O Corinthians está a apenas um empate de ser semifinalista da Copa Sul-Americana. O time paulista venceu o Estudiantes-ARG, nesta terça-feira (22), por 1 a 0. O zagueiro Gil marcou o único gol da partida.
A noite, que terminou em festa, começou em luto. Antes de a bola rolar, houve uma homenagem aos sete torcedores mortos num acidente de ônibus na madrugada do último domingo, quando voltavam da partida contra o Cruzeiro.
As luzes da Neo Química Arena foram apagadas, enquanto os nomes das vítimas eram exibidos em painéis de LED, telão e em faixas levadas pela torcida presente ao estádio.
O gol de Gil saiu ainda no primeiro tempo, aproveitando escanteio batido por Matías Rojas — inscrito para esta fase da Sul-Americana.
No fim, Gabriel Mosquito ainda perdeu uma chance clara, sem goleiro, que poderia dar maior vantagem ao Corinthians no jogo da volta, marcado para a próxima terça-feira (29), em La Plata, na Argentina.
Antes, o Timão volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, no qual enfrenta o Goiás, às 21h (de Brasília) deste sábado (26).
Sete minutos de silêncio
Os primeiros minutos de jogo na Neo Química Arena, incrivelmente, foram de muito silêncio por parte da Fiel Torcida. A quietidão foi um ato de homenagem das arquibancadas aos sete torcedores do clube mortos em um acidente na rodovia Fernão Dias, nesse domingo (20), após a partida contra o Cruzeiro.
Ao todo, foram sete minutos de silêncio, um para cada vítima fatal da tragédia. Além disso, o clube distribuiu balões pretos e exibiu as fotos das vítimas no telão como prestação de luto.
Jogada trabalhada
Os escanteios do Corinthians costumam seguir um roteiro tradicional, com um cruzamento largo mirando uma escorada do zagueiro Gil na segunda trave.
Contra o Estudiantes, porém, a coisa foi diferente. Desta vez, Rojas também buscou Gil, mas com um cruzamento forte, rápido, o qual o zagueiro recebeu de primeira, com uma finalização forte para o fundo do gol.
Duplo susto
A principal chegada ofensiva do Estudiantes veio em uma falta perigosa, cobrada pelo meia Benjamín Rollheiser. Pelo lado direito, o canhoto cobrou com força, na trave do goleiro Cássio. Em seguida, a bola foi rebatida no peito do goleiro corintiano, que precisou defender em dois tempos para evitar o gol de empate do time argentino.
No decorrer do segundo tempo, Luxemburgo realizou uma alteração tática bastante diferente das que tem feito no Corinthians. Aos 23 minutos, ele sacou Yuri Alberto para colocar Ángel Romero, o que culminou em uma troca no comando de ataque.
Renato Augusto passou a ser o centroavante do Corinthians. As beiradas ficaram com Romero e Gustavo Mosquito.
Chance perdida
O Corinthians teve grande chance de ampliar a vantagem contra o Estudiantes no fim. Romero fez grande jogada e rolou para Gustavo Mosquito, que isolou e desperdiçou excelente oportunidade.
Corinthians: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Murillo e Fábio Santos; Maycon, Moscardo (Ruan, 33min 2°T) e Renato Augusto; Matías Rojas (Giuliano, 23min 2°T), Biro (Gustavo Mosquito, 11min 2°T) e Yuri Alberto (Romero, 23min 2°T). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Estudiantes: Andújar; Leonardo Godoy, Lollo, Santiago Núñez e Bendetti; Jorge Rodríguez, Santiago Ascacíbar, Benjamín Rollheiser, Zuqui (Altamirano, 23min 2°T) e José Sosa (Zapiola, 32min 2°T); Boselli (Mauro Méndez, 32min 2°T). Técnico: Eduardo Domínguez.
Gol: Gil (17 min 1T), para o Corinthians.
Cartões amarelos: Bruno Méndez e Fábio Santos, do Corinthians; Rodriguez, Rollheiser e Leonardo Godoy, do Estudiantes.
Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana.
Data e horário: 22 de agosto de 2023 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília).
Local: Neo Química Arena, em São Paulo.
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN).
Auxiliares: Jorge Urrego e Tulio Moreno (VEN).
Árbitro de vídeo: Ángelo Hermosilla (CHI).