O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) volta a se reunir nos Estados Unidos e deve discutir a adoção de medidas contra a guerra de Israel e o Hamas. A reunião, realizada em Nova York, tinha início previsto para 19h (horário de Brasília).
A pauta oficial da reunião é “a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina”. Espera-se que seja feita uma votação para aprovação ou recusa da proposta de resolução do conflito dada pela Rússia na última sexta-feira (13). Não há consenso dos países sobre a sugestão.
O encontro será presidido pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
Um texto deve ser apresentado pela presidência do Conselho, ocupada pelo Brasil, e os pontos serão debatidos entre os membros. O documento pede foco na questão humanitária, condenação do terrorismo, além de pedir que a guerra não siga escalando, segundo fontes do Itamaraty.
Na última sexta, o colegiado se reuniu para discutir exclusivamente a guerra de Israel, mas não chegou a um consenso.
Para um texto ser aprovado no Conselho de Segurança da ONU é preciso que haja votos favoráveis de nove dos 15 membros. Além disso, nenhum dos cinco membros permanentes (EUA, Rússia, China, Reino Unido e França) podem votar negativamente, já que possuem poder de veto.
VÍDEO – Reunião da ONU deve abordar conflito em Israel e Gaza
*Publicado por Pedro Jordão, da CNN em São Paulo