Resumindo a Notícia
Os carros usados ficaram 3,8% mais caros em agosto e custavam, em média, R$ 77.578. Após o fim do programa do governo federal de veículos supostamente populares, com descontos para automóveis de até R$ 120 mil, o mercado “voltou ao normal”.
É o que diz a pesquisa PVU (Performance de Veículos Usados), realizada pela MegaDealer com base nos dados da Auto Avaliar, site especializado no ramo.
Essa correção, segundo os pesquisadores, acontece após um mês de julho “fora da curva, com queda no preço médio e no tempo do giro do estoque”. No período, o programa de descontos durou cerca de 30 dias e começou em junho.
Na visão de Fábio Braga, diretor-executivo da MegaDealer, as distorções observadas nos números de julho foram causadas pela política de incentivo aos carros novos lançada pelo governo federal.
“O programa foi lançado no final de junho, mas começou a funcionar de fato em julho. Então, com preços de automóveis zero km menores, os valores de carros seminovos e usados foram ajustados para baixo, modificando temporariamente a dinâmica do mercado. Como não houve continuidade do incentivo, o fluxo de vendas e a precificação voltaram a funcionar de acordo as leis de oferta e procura em agosto”, avalia ele.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MCDIC) e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), 125 mil automóveis foram vendidos na liquidação.
O programa previa inicialmente recursos de R$ 500 milhões para carros zero km, R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para ônibus. Em 30 de junho, no entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma medida provisória para destinar mais R$ 300 milhões para descontos em automóveis novos, ampliando o programa.
Seminovos ainda estão em queda
Já os seminovos, aqueles fabricados entre 2020 e 2022, ainda estão com dificuldade para recuperarem seus preços. Na contramão dos demais e mesmo sem o impacto direto do incentivo governamental, eles apresentaram redução média de 1% no mês de agosto na comparação com julho.
“O impacto dos preços de veículos novos é maior sobre os seminovos do que sobre os usados. Essa seria a razão para automóveis com até três anos de uso terem uma performance um pouco pior”, explica Braga.
Categorias
Por categoria, os carros premium seminovos são os mais caros. O preço médio de venda deles foi de R$ 284.495 em agosto. Confira os valores dos demais tipos de automóvel:
Picape: R$ 135.792
Sedan médio: R$ 123.715
SUV: R$ 106.109
Sedan compacto: R$ 75.114
Hatch compacto: R$ 64.427
*Estagiário sob supervisão de Ana Vinhas
Alta no preço de carros novos movimenta o mercado de veículos usados