De janeiro a setembro deste ano, o Governo Federal decidiu cancelar aproximadamente 3 milhões de inscrições no programa Bolsa Família, que passou por uma onda de mudanças desde o relançamento do programa.
Se você faz parte do programa e está preocupado com o cancelamento do benefício, é importante entender os motivos que levam à suspensão.
Desde o relançamento em março deste ano, o Bolsa Família já teve cerca de 2.870.743 cadastros cancelados. Segundo informações do Governo Federal, essas medidas fazem parte de um rigoroso processo de revisão, porque a ideia é que o programa possa atender quem realmente precisa.
Afinal, por que esses benefícios foram cancelado?
Durante o processo de revisão, em março deste ano, foram identificadas 1,2 milhão de famílias beneficiárias que estavam recebendo mais do que o permitido. Ou seja, não atendiam aos critérios estabelecidos para o benefício.
Em dezembro de 2022, o programa atendeu a 21,601 milhões de famílias, com um investimento total de R$ 13,017 bilhões. Após os cancelamentos, em setembro de 2023, o programa chegou a beneficiar 21,478 milhões de famílias, com um custo de R$ 14,583 bilhões. Teve uma redução pelo exame mais criterioso de alguns dos pagamentos.
Dá pra reverter a situação do cancelamento do Bolsa Família?
Caso você tenha tido o benefício cancelado ou queira evitar o cancelamento, é importante saber como reverter essa situação. As famílias que participam da Ação de Qualificação Cadastral de 2023 têm a oportunidade de recuperar o benefício.
Esse processo ocorre em três etapas: uma avaliação da sua renda; depois, uma avaliação pessoal; e, por último, a revisão do seu cadastro. Quando inseridas nessa ação, as famílias passam a ter acesso à Regra de Proteção, que concede um prazo de até 180 dias para atualização destes cadastros.
Essa atualização deve ser feita diretamente no órgão responsável pelo cadastramento em sua cidade. Portanto, se você está enfrentando o cancelamento do Bolsa Família, busque as informações necessárias para reverter essa situação e garantir o acesso ao benefício. Até porque ele é muito importante para diversas famílias.