O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esteve no Palácio da Alvorada na manhã desta terça-feira (17) para acompanhar as ligações do presidente Lula com os presidentes da Turquia, Recep Erdogan, e do Irã, Ebrahim Raisi.
Vieira também atualizou Lula sobre o andamento das negociações no Conselho de Segurança e discutiram informações sobre a repatriações de brasileiros.
Lula acompanha de perto os desdobramentos do conflito Hamas-Israel. Nesta semana, esta foi a terceira agenda do chanceler no Palácio do Alvorada, onde o presidente brasileiro despacha.
Nesta segunda-feira (16), Vieira esteve duas vezes com o presidente. A primeira reunião foi uma agenda semanal com os ministros, em seguida, durante a tarde, Lula se reuniu apenas com o chanceler.
Conforme a analista da CNN Basília Rodrigues, na conversa com o presidente Irã, Lula fez um apelo pela libertação de todos os reféns.
Lula enfatizou que este seria o melhor sinal para garantir o que o presidente iraniano defendeu na ligação, o fim imediato dos bombardeios em Gaza. Ebrahim Raisi criticou Israel pelos atos em Gaza e também elencou o fim do bloqueio da Faixa de Gaza como prioridade.
Já com o representante da Turquia, de acordo com o Planalto, o presidente brasileiro reforçou a necessidade de um cessar-fogo.