O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos principais órgãos brasileiros, visto que é responsável pelo pagamento de diversos benefícios previdenciários, como é o caso de aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença e o Benefício de Prestação Continuada.
Esses benefícios previdenciários são pagos pela autarquia federal, todos os meses, seguindo um calendário definido pela Previdência Social antes do início do ano. O órgão paga valores de no mínimo R$ 1320 (um salário mínimo) e no máximo R$ 7507,49, que é o teto estabelecido.
Por conta disso, os pagamentos ocorrem em datas diferentes, e, primeiro, os beneficiados são sempre aqueles que possuem o Número de Benefício (NB) com o final 1, e, por fim, quem possui o NB com final 0 e 5 (a depender do valor a ser recebido).
Pagamento do INSS em setembro
Assim como ocorre sempre, os pagamentos do INSS no mês de setembro, começam no dia 25, e terminam, somente no mês de outubro, mais precisamente no dia 6. Sendo assim, aqueles que recebem um salário mínimo de benefício, contarão com os valores a partir deste mês, enquanto, quem recebe acima desse valor, passará a receber no dia 2 de outubro. Confira abaixo as datas de pagamento.
Calendário de pagamentos do INSS neste mês
Até um salário mínimo
- Final 1: 25 de setembro;
- Final 2: 26 de setembro;
- Final 3: 27 de setembro;
- Final 4: 28 de setembro;
- Final 5: 29 de setembro;
- Final 6: 2 de outubro;
- Final 7: 3 de outubro;
- Final 8: 4 de outubro;
- Final 9: 5 de outubro;
- Final 0: 6 de outubro.
Mais de um salário mínimo
- Final 1 e 6: 2 de outubro;
- Final 2 e 7: 3 de outubro;
- Final 3 e 8: 4 de outubro;
- Final 4 e 9: 5 de outubro;
- Final 5 e 0: 6 de outubro.