Antes de partir para Israel, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que o governo norte-americano está enviando “um dos maiores porta-aviões da frota” ao país, em “sinal claro de apoio” após os ataques promovidos pelo grupo radical islâmico Hamas. A declaração foi dada a jornalistas no estado de Maryland.
São mais de 1.830 mortos no conflito desde o último sábado (7).
Segundo Blinken, há ao menos 22 norte-americanos mortos no local, número que “pode crescer” pelo fato de que há outros desaparecidos.
Na segunda-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou apoio a Israel e disse que seu governo trabalha para assegurar que as Forças de Defesa Israelenses (FDI) “não fiquem sem ativos para defender seus cidadãos”.
Além disso, os EUA ofereceram planejamento de operações especiais e apoio de inteligência para resgatar reféns na região.
Nesta quarta, o Secretário reforçou a posição e disse querer saber “se Israel tem tudo o que é preciso [para se defender]”.
“Nosso apoio militar e nosso equipamento está a caminho”, concluiu.
Na entrevista, Antony Blinken disse ainda que irá se encontrar com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Ele chegará a Israel nesta quinta-feira (12).
Com informações da CNN Internacional.