Um veículo de exploração espacial, ou rover, da Nasa, identificou uma enorme sombra misteriosa em uma área montanhosa de Marte. O fenômeno apareceu após um redemoinho de poeira, que tinha cerca de 1 km de altura, perder força.
Segundo a agência espacial, o Perseverance registrou cerca de 84 segundos de gravação do furacão, que estava a cerca de 4 km de distância, no topo de uma cordilheira em Thorofare Ridge.
Foi divulgado que a figura avistada poderia ter mais de 60 m, mas nada foi confirmado, já que o objeto estava muito longe para ser medido com exatidão. Alguns especularam que alguma figura gigante pode estar presente na superfície do planeta vermelho, mas pesquisadores apontam que outro redemoinho pode ter projetado a sombra.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Mark Lemmon, cientista planetário do Instituto de Ciências Espaciais em Boulder, Colorado, disse que o redemoinho tem uma sombra que pode ser usada como um bom indicador de sua altura.
“Não vemos o topo do furacão, mas a sombra que ele lança nos dá uma boa indicação de sua altura. A maioria são colunas verticais. Se esse redemoinho fosse configurado dessa forma, sua sombra indicaria que é cerca de 2 km de altura”, completou Lemmon.
Os cientistas ainda não sabem o porquê de essa tempestade de areia ficar tão grande, mas explicam que nada havia para que a impedisse de crescer desenfreadamente.
Uma pesquisa sobre as tempestades de poeira no planeta vermelho revelou que poderia haver pelo menos um tufão por quilômetro quadrado. No total, isso significa que 145 milhões de redemoinhos de tempestade são desencadeados por dia na superfície de Marte.
Rover da Nasa faz registro único de pôr do sol em Marte; veja imagens